PERGUNTAS NA PARTE DE COMENTÁRIOS



Caros visitantes,

Caso desejem respostas aos seus comentários, peço que enviem as questões para o E-mail da Quasar Cia de Dança.
Não verificamos o Blog diariamente.
O endereço é: producao@quasarciadedanca.com.br.
Você também pode entrar em contato conosco pelos seguintes canais:

Quasar Cia de Dança
www.quasarciadedanca.com.br

Agradecemos vossos contatos.








quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Conhecendo as Artes mostra os bastidores da dança

O Projeto Conhecendo as Artes, contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009, promoveu em Anápolis um encontro entre a dança contemporânea e os alunos da rede pública de ensino da cidade.
____________________

O Conhecendo as Artes é um projeto para a democratização do universo das artes, com foco na dança como profissão. Esta edição, ampliada para outros municípios do estado de Goiás, como Anápolis e Quirinópolis, é realizada com o patrocínio da Funarte, por meio do Prémio de Dança Klauss Vianna – Ano 2009. Em Goiânia serão contempladas 10 escolas públicas.

Os alunos das escolas convidadas participam de uma programação de duas horas de atividades educativo-culturais. A fim de observar o dia-a-dia de trabalho de uma companhia de dança profissional, eles assistem a um aquecimento dos bailarinos. Em seguida acontece a apresentação de um espetáculo da Cia.

Quando a apresentação termina, começa o bate papo entre elenco e público, esclarecendo dúvidas e curiosidades sobre o espetáculo e a profissão de bailarino. Segundo Vera Bicalho, diretora geral da Quasar, as três primeiras edições do Conhecendo as Artes, realizadas em 2004, 2007 e 2009, não deixa dúvidas do impacto social do projeto. “A experiência criou novas referências para os alunos, não somente do ponto de vista do entretenimento e contato com uma linguagem artística que possa ser novidade para eles, mas reconhecimento da profissão e combate ao preconceito de gênero relacionado à dança”, relata.

Vera Bicalho informa que, desde então, a Quasar vem recebendo solicitações constantes de escolas públicas e privadas para participar do projeto. Em 2004, com o espetáculo Coreografia para Ouvir, o Conhecendo as Artes atendeu a 1560 jovens da rede municipal de ensino, matriculados em escolas do Setor Morada do Sol, Residencial Itaipu, Solange Park, Conjunto Baliza, Jardim Liberdade, Santo Hilário, Finsocial, entre outros. Em 2007, com o espetáculo “Só tinha de ser com você”, foram atendidas outras 10 escolas públicas municipais, de regiões periféricas de Goiânia.
Criada em 1988, a Quasar Cia de Dança construiu sua trajetória a partir de um histórico de resistência, em busca de sustentabilidade para iniciativas que sempre tiveram interface com discussões sociais que, em seguida, foram se transformando em ações voltadas para populações excluídas do convívio com as artes. Antes do Conhecendo as Artes, em 2000/2001, a companhia desenvolveu o projeto Criança Dança, em parceria com a Fumdec, para a inclusão social de crianças por meio da dança. A Quasar é a principal representante da dança contemporânea em Goiás, uma das mais talentosas do Brasil, cujo trabalho tem reconhecimento mundial.




Primeríssima mão - imagens do novo espetáculo da Quasar

A fotógrafa Lu Barcelos caprichou na sessão de fotos para divulgação do novo espetáculo da Quasar, "Tão Próximo", que estréia nos dias 29 e 30 de outubro no Teatro do SESI, em Goiânia, e dias 06 e 07 de novembro no Teatro Alfa, em São Paulo.

Deliciem-se...